sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Inicio da Assistência Estudantil

A Assistência ao Estudante universitário e SET

O departamento de assistência ao estudante cobrava por serviços de alimentação e alojamento. O DAE fornecia bolsas de estudo (em dinheiro) aos que não podiam pagar pela matrícula na UFBA, assim como alimentação no Restaurante Universitário e moradia nas residências. Ajudava a comprar livros, óculos, remédios ou manutenção em pensões ( chamadas bolsas de pensão). As competições esportivas também recebiam a sua parte de apoio financeiro para transporte dos atletas, compra de material esportivo, etc. As faculdades tinham suas associações atléticas e , juntas formavam a Federação Universitária Baiana de Esportes. Eram oferecidos cursos de xadrez em quase todas as faculdades, mas era regular na R1. Havia torneios inter-universitários. Assim como na Escola de enfermagem, havia uma sala destinada aos jogos de ping-pong, xadrez, dominó, etc na R1.

Nos terreno atrás da R1, banhado pelo mar, foi construído o balneário do universitário.
Na parte de cima , vestiários e banheiros. Embaixo, trampolins, barcos e um flutuador.Os diretórios acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes se encarregavam das 'festas universitárias' a cada Sábado, recebendo verbas especiais.. No último sábado de cada mês o DAE oferecia um baile no restaurante Universitário. No natal era servida uma ceia na Residência do Universitário promovida pela Reitoria.Nessas festas mensais se comemoravam os aniversários e uma vez por ano o "Reveillón do Universitário". O buffet era gratuito, não havia bebida alcoólica e os convidados eram selecionadíssimos. As senhas eram distribuídas pelo DAE.
"As festas da Residência do Universitário gozam do conceito de ordem e decência, havendo extraordinário interesse pelos convites" (UFBA-DAE; 1957)
O Serviço Médico funcionava também na reitoria, e inspecionava a saúde de todos os candidatos aos vestibulares da Universidade (cada unidade fazia seu vestibular). Tanto os comensais quanto os residentes eram obrigatoriamente examinados. Todos os medicamentos receitados pelo Serviço médico era gratuito e a vacinação contra tifo e varíola acontecia na Residência. O serviço odontológico funcionava na residência do universitário, O gabinete odontológico tinha quatro cirurgiões-dentistas. Como não era permitido a entrada de moças na casa, a espera pelo atendimento era na varanda .
Em 1965 acontece uma reforma parcial no sistema de assistência estudantil. O DAE é substituído pelo DSVU- departamento social de vida universitária, no qual " o estudante é financiado pela universidade durante seus estudos, com um compromisso de resgatar, em longo prazo , aquela verba de que lhe despôs para manter-se a fim de alcançar a graduação"( p.97). Era a gestão de Miguel Calmon.1971 foi o ano do vestibular unificado, o primeiro da história da UFBA. Até então as provas eram na própria faculdade. Os exames médicos eram feitos antes do vestibular Faziam até o psico-teste. Estacionava um caminhão na reitoria aonde os vestibulandos eram examinados. Depois, nas faculdades, eram realizadas as provas - abertas e tinham três questões voltadas para a área escolhida. Podia-se fazer dois cursos ao mesmo tempo na mesma instituição.A Superintendência Estudantil- Set foi criada na época do reitorado do Professor, Lafayette ponde ,entre 71 e 75 , com a seguinte estrutura:
SET- Secretaria do expediente
gerencia de restaurantes e residênciasCoordenação de bolsas estágios e empregos Serviço de cadastro sócio-econômicoServiço de recreação e esportes
Secretaria administrativa do restaurante e restaurante central
Seção administrativa do restaurante e do restaurante setorial 1977 é o ano de criação da bolsa trabalho, pioneiro no Brasil, que contemplou de início 940 estudantes ( p.93. relatório 1977). Esse projeto existiu até 1999, na gestão do professor Heonir Rocha. Nessa altura, em 1978, havia 378 alunos residentes na UFBA e mais 158 com ajuda financeira ( p.30- 1977) e enquanto haviam dezesseis mil alunos na universidade.O programa bolsa-alimentação criado no ano da inauguração da restaurante de Ondina, 1981, e aos considerandos semi-carentes foi dado tíquete alimentação de valor menor no RU ( pel. Geral 1979-1983. p.275-276)A creche da UFBa foi inaugurada em setembro de 83, no prédio da EMUS,Canela, aonde funcionava a Set. Atendia a 26 crianças ( p.95 - rel. 1983-1984). Após convênio com LBA foi possível ampliar atendimento para 100 crianças de até 04 anos. Haviam 222 residentes.

Nelma Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário