sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Residência Universitária 3

A primeira residência estudantil feminina da UFBA foi na escola de Enfermagem, campus do Canela. A partir de 1947 o sétimo andar desta unidade foi ocupado por alunas internas dos cursos de Enfermagem e Pós Graduação em Obstetrícia.Em 1950 efetua-se a compra do Palacete dos Machado , como era conhecido o casarão da Avenida Araújo Pinho, 12. A luxuosa casa, segundo documentos de escritura , em 1918 pertencera a Raimundo Pereira Magalhães primeiro dono.Em 1923 Otávio Ariani Machado compra o imóvel , revendendo-o para a Universidade da Bahia em 30 de maio de 1950. A venda não incluía "os móveis e lustres existentes no corpo da casa bem como altar , alfaias e objetos outros de composição da capela nela existentes ( certidão)
Após a reforma , finalmente em agosto de 1956 inaugurou-se Casa da Universitária que passou abrigar 46 estudantes. No térreo funcionava a Escola de Dança .

".Dotada de modernas instalações, a " Casa da Universitária" ,- situada no central e aprazível bairro do Canela,- proporciona à universitária bahiana uma moradia higiênica, confortável e do mais elevado padrão moral."( DAE, 1957)A casa de arquitetura em estilo europeu fachwerch, , revela o bom gosto e a riqueza de quem a construiu. Catorze quartos , varandas, halls, salões , dispensa e capela . Os vidros , frisos , bandeira das portas e gradis revelam o estilo artístico da moda européia da época, o Art Noveau. São figuras orgânicas, geométricas, lineares. Nas escadarias de mármores limitadas pôr duas colunas em estilo compósito ficavam as peças de porcelana hoje expostas no Museu de Arte da Bahia. O principal salão da casa já recebeu em noite de gala a cantora lírica mais famosa de todos os tempos, Bidu Sayão.A universidade reforçava assim o seu caráter elitista , idéia predominante na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário