1985 - Recomeça depois de sufocada 21 anos, pelo Regime Militar, a luta pela Reforma Universitária.Em 30 de julho no auditório Elis Regina, no centro de convenções do Anhembi encerra-se o IV Seminário Nacional de Reforma Universitária e a 6ª reunião do conselho nacional de entidades de base da UNE.Mais de mil estudantes reunidos representando 538 diretórios Afirmam a necessidade de uma reforma visto a insuficiência de recursos ,a evasão escolar, o autoritarismo e o alheamento em relação aos problemas do país.O seminário apontou medidas para resolver a crise e também compreende a vinculação entre a reforma universitária e as transformações da sociedade brasileira. Vê o ensino Superior como uma arma do povo brasileiro para o avanço e a consolidação da democracia, para a conquista da independência nacional e a melhora das condições materiais e intelectuais de vida.
O DOCUMENTO: Carta de São Paulo- Garantir nas ruas o fim do regime Militar- Termino do colégio Eleitoral,- Estabelecimento das eleições diretas para presidente,-Legalização dos partidos políticos perseguidos pelo autoritarismo,-Analfabeto ter direito a voto,- Eleições para prefeito,- Fim das intervenções nos sindicatos,- Lançamento de proposta do governo para a reforma agrária,- reformulação da política econômica desatrelando-se de acordos com organismo internacionais e de pagamento de juros da dívida externa,- adotar créditos para propiciar o surgimento de uma industria nacional e de fortalecimento do mercado interno,- desenvolvimento sustentado nas próprias forças, recomposição do poder aquisitivo dos salários, fortalecimento de estados e municípios,- convocação da Assembléia nacional constituinte,-reforma da EducaÇão brasileira Particularmente a reforma universitária.
QUANTO AOS OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE
Ser centro de transmissão dos conhecimentos mais avançados preservando-se a qualidadeDedicar-se a amplias as fronteiras do conhecimento humano deixando de ser reprodutora de conhecimentos adquiridos.Estar sintonizada com os anseios do povo e pela conquista de uma verdadeira independência nacionalDesenvolver Ciência e tecnologia do país, criando condições para uma industria nacional, capaz de fabricar bens e componentes mais avançados.Desenvolver pesquisa e formar profissionais para os setores com maiores potenciais no país sem submissão a programas como o acordo nuclear, a industria automobilística, a eletrônica, a química, a farmacêutica e a construção civilServir de apoio à política agrária que leve a substituição da maior parte das culturas de exportação por lavouras de produtos de consumo internoFormar agrônomos capazes de lidar com as especificidades da agricultura brasileira, elevar a produção e combater problemasDinamizar nossa rede de serviço contribuindo par fomentar e democratizar o acesso aos meios de comunicação de massaDesenvolver os transportes dde ........Adotada as medidas de combate às causas estruturais do atraso social e da miséria , a universidade deveria contribuir no campo científico para a superação destes problemas- Estudar e discutir fórmulas para combater: a desnutrição; erradicar doenças, erradicar o analfabetismo, combater o afastamento e o abando dos estudos, solucionar o déficit habitacional e a favelização, encontrar fórmulas de preservação do meio ambiente e de manter o equilíbrio ecológico._ Garantir condições estruturais para superar as desigualdades regionais ; discutir formas de fixação do homem na região; da garantia do abastecimento de água; orientação ao plantio e a industria regional
QUANTO A CULTURA-discutir o pouco acesso do povo ao livro e aos espetáculos; o descaso com o cinema nacional; A importação do pior produzidoaponta a universidade como guardiã e divulgadora da produção nacional. Universidade aberta ao debate de idéias, tão sufocado pelo regime militarPARA TANTO SERIA NECESSÁRIO:- Reformular os currículos com a participação de alunos e professores eprofissionais. Elencando disciplinas correspondente às necessidades do país.- Inclusão de metodologia em todos os cursos- Valorizar o ensino, reformulando os critérios de ascensão na carreira,colocando como critérios à capacidade de transmitir conhecimento.- Criar centro de aperfeiçoamento- Estimular debates que serão pontes na assembléia nacional constituinte queiria acontecerem 1986- Estimulo aos investimentos em ciência e tecnologia-2% do PIB destinado a pesquisa em ciência e tecnologia-Verbas para pesquisa distribuídas de acordo com as necessidades regionais- Criação de centro de pesquisa co representantes da universidade e dapopulação discutindo e decidindo investimentos- Desenvolvimento de programas de pesquisa interdisciplinares- Reformular programas de extensão a fim de aproximar-se da população ereformular currículos, livrando-se do ranço paternalista e assistencialista- Atividade de extensão incluída no currículo.
QUANTO AOS OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE
Ser centro de transmissão dos conhecimentos mais avançados preservando-se a qualidadeDedicar-se a amplias as fronteiras do conhecimento humano deixando de ser reprodutora de conhecimentos adquiridos.Estar sintonizada com os anseios do povo e pela conquista de uma verdadeira independência nacionalDesenvolver Ciência e tecnologia do país, criando condições para uma industria nacional, capaz de fabricar bens e componentes mais avançados.Desenvolver pesquisa e formar profissionais para os setores com maiores potenciais no país sem submissão a programas como o acordo nuclear, a industria automobilística, a eletrônica, a química, a farmacêutica e a construção civilServir de apoio à política agrária que leve a substituição da maior parte das culturas de exportação por lavouras de produtos de consumo internoFormar agrônomos capazes de lidar com as especificidades da agricultura brasileira, elevar a produção e combater problemasDinamizar nossa rede de serviço contribuindo par fomentar e democratizar o acesso aos meios de comunicação de massaDesenvolver os transportes dde ........Adotada as medidas de combate às causas estruturais do atraso social e da miséria , a universidade deveria contribuir no campo científico para a superação destes problemas- Estudar e discutir fórmulas para combater: a desnutrição; erradicar doenças, erradicar o analfabetismo, combater o afastamento e o abando dos estudos, solucionar o déficit habitacional e a favelização, encontrar fórmulas de preservação do meio ambiente e de manter o equilíbrio ecológico._ Garantir condições estruturais para superar as desigualdades regionais ; discutir formas de fixação do homem na região; da garantia do abastecimento de água; orientação ao plantio e a industria regional
QUANTO A CULTURA-discutir o pouco acesso do povo ao livro e aos espetáculos; o descaso com o cinema nacional; A importação do pior produzidoaponta a universidade como guardiã e divulgadora da produção nacional. Universidade aberta ao debate de idéias, tão sufocado pelo regime militarPARA TANTO SERIA NECESSÁRIO:- Reformular os currículos com a participação de alunos e professores eprofissionais. Elencando disciplinas correspondente às necessidades do país.- Inclusão de metodologia em todos os cursos- Valorizar o ensino, reformulando os critérios de ascensão na carreira,colocando como critérios à capacidade de transmitir conhecimento.- Criar centro de aperfeiçoamento- Estimular debates que serão pontes na assembléia nacional constituinte queiria acontecerem 1986- Estimulo aos investimentos em ciência e tecnologia-2% do PIB destinado a pesquisa em ciência e tecnologia-Verbas para pesquisa distribuídas de acordo com as necessidades regionais- Criação de centro de pesquisa co representantes da universidade e dapopulação discutindo e decidindo investimentos- Desenvolvimento de programas de pesquisa interdisciplinares- Reformular programas de extensão a fim de aproximar-se da população ereformular currículos, livrando-se do ranço paternalista e assistencialista- Atividade de extensão incluída no currículo.
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