sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Restaurante Universitário

Nos primeiros anos da década de 50, antes da construção do Ru, os residentes da R1 se deslocavam até o hospital das clínicas, onde faziam suas refeições. Assim, o restaurante Universitário passa a atender 550 comensais para almoço e jantar, anexo a residência do universitário.
O Restaurante Universitário era o centro de conivência da universidade. Por lá passavam não só estudantes ( maior patrimônio da Universidade da época), mas autoridades políticas e acadêmicas do país (até Juscelino Kubstischek). Recebiam embaixada estudantis (excursões de formandos) de todo o país universitários.
Construído em terrenos da residência do universitário o restaurante atendia a 500 universitários , de ambos os sexos O preço da refeição era de cr$3,50, sendo fornecida alimentação nutritiva e sadia ,em cota nunca inferior a 1.600 calorias.A alimentação é variada dentro das possibilidades regionais .acompanha cada refeição um copo de leite (ou milo, toddy, Nescau, ovomaltine , mate com limão, caldo de frutas, etc.).
O restaurante do universitário era visitado por todas as embaixadas estudantis que vem á Bahia e por inúmeras personalidades ilustres do país e do estrangeiro, nele , já havendo feito nele refeições ,ministros de estados , o governador, autoridades e Professores, sendo-lhe servido sempre o cardápio do dia . Todos têm constatado e afirmavam ser muito boas suas instalações e excelente o seu funcionamento.Eram servidas, anualmente, em média , 350.000 refeições.Tal como na residência , o Universitário para gozar dos benefícios do restaurante precisa ter bom aproveitamento escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário