domingo, 13 de setembro de 2009

RUs no século XXI

O descaso e assistência estudantil deficientes são marcas que estão expressas nas residências universitárias no decorrer do inicio do século XXI. Essa época também é marcada por grandes mudanças nas Universidades, como a criação das ações afirmativas, que democratizou o acesso a universidade pública, mas ao mesmo tempo os estudantes em vulnerabilidade econômica que ingressam na UFBA não têm uma assistência estudantil que lhe ofereca nem uma moradia. Os processos seletivos da SET são marcados por uma grande disputa entre os estudantes interioranos em busca de um refúgio para prossegirem os seus estudos, mas o número de vagas destinadas as RUs são mínimas.

Em 2006, depois de ocupações, debates sobre assistência estudantil e atos públicos é criada a Residência Universitaria 5 e a Pró- Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), sendo estas, duas grandes conquistas para o movimento de casas estudantis da Bahia. Mas apesar dessa instituição, que deveria suprir as demandas no campo da assistência ao estudante, a realidade de problemas e dificuldades nas residências universitárias não mudaram.

Assim, diante dos dias atuais as residências universitárias da UFBA permanecem em um resistência e luta por um universidade que ofereça condições de acesso e permanência.

Um comentário:

  1. Muito bom trabalho. Divulgem para toda a Bahia, porque há muitos interessados nos serviços de assistência social mas que sequer sabem da existência.

    Faça valer!

    ResponderExcluir